COMISSIONAMENTO INTELIGENTE

ENORMES BENEFÍCIOS NO CUSTO E MUITO BAIXA LATÊNCIA 

Comissionamento Inteligente, realizado pela "Smart Engineering", contempla uma abordagem através do uso de tecnologia e com o objetivo de simplificar o comissionamento dos instrumentos de campo, que estejam conectados ao Sistema de Controle Distribuído Virtualizado ou há um Sistema Instrumentado de Segurança (SIS). isso irá permitir uma enorme redução de esforço físico de trabalho e uma baixa latência do tempo, gasta para a realização do comissionamento dos dispositivos. Os benefícios do Comissionamento Inteligente vão, além de tudo, do que estamos habituados, por exemplo, a mudança da forma como os projetos de automação são executados e por outro lado, reduz as dependências do cronograma entre engenharia e trabalho de campo durante a fase de engenharia. 

Sistemas de Comissionamento de Produção

Os sistemas de produção incluem todas as linhas e células em uma planta ou instalação que trabalham juntas para criar o produto final. O comissionamento desses sistemas de máquina ocorre na instalação e também na implementação de kits de atualização. O comissionamento de uma máquina, célula ou linha de produção envolve a verificação de que todos os aspectos da máquina funcionam juntos para produzir o resultado final necessário. Tradicionalmente, essa validação ocorre após a configuração do sistema de produção. Seja nas instalações do fabricante do equipamento original ou do cliente, hardware mecânico, controles lógicos programáveis ​​(PLCs), hardware atuado e interfaces homem-máquina (HMIs) se reúnem para testes para provar que estão funcionando conforme projetado. Quando esses componentes combinados funcionam como uma única entidade, a fabricação e a instalação da máquina são consideradas concluídas. Historicamente, o comissionamento ocorre fisicamente. Esse processo de depuração testa o sistema de produção em vários cenários, incluindo inicialização, desligamento, produção de alto volume e muitos outros. Durante esses testes, os engenheiros podem procurar problemas na operação do sistema de produção. Uma vez encontrados, eles podem desenvolver e implementar modificações que resolvam o problema. Nominalmente, essa abordagem funciona bem. No entanto, identificar e resolver problemas durante o comissionamento físico é caro em termos de tempo, materiais e pessoal. O tempo adicional gasto no comissionamento resulta em atrasos na entrega da máquina que se traduzem em penalidades financeiras com base no pedido de venda inicial. Além disso, nesta fase avançada do projeto, o design do sistema de produção é altamente limitado. Os engenheiros têm pouca flexibilidade para resolver problemas. Diante desses problemas, a Smart Engineering esta oferecendo tecnologias para descobrir problemas mais cedo, quando não são tão caros de corrigir. Isso os leva ao comissionamento virtual.

COMO TRABALHAMOS?

Discutir o problema e os resultados esperados em cinco passos. 

  1. O comissionamento virtual, e a simulação dinâmica em geral, são tecnologias que funcionam muito bem para certos tipos de questões. Vai precisar de ter uma discussão com os profissionais sobre os problemas que está a enfrentar. As soluções de comissionamento virtual funcionaram melhor quando a máquina não está desempenhando a sua função de forma que esperada, com- vibrações, problemas de velocidade, manuseamento inesperado de uma carga útil, ou outra coisa qualquer. O comissionamento virtual dinâmico e baseado em máquinas que tem tudo a ver com a forma como toda a dinâmica e física de uma máquina se juntam , por isso, trabalhamos partindo dessa premissa e mantemos isso em mente. Podemos então, ter uma discussão sobre os resultados esperados, como aumentos no CPM, redução de vibrações, e assim por diante.
  2. Partilhamento os dados. Os especialistas irão construir um gêmeo digital (um modelo baseado em simulação) da sua máquina para ver como todos os sistemas chave estão funcionando em conjunto. Depois de assinar os acordos de privacidade apropriados e assim por diante, pode começar a partilhar o tipo de informação necessária para que os especialistas juntem o gêmeo digital, modelos CAD, detalhes de componentes (como motores) e quaisquer dados operacionais que possa ter a partir de informações baseadas em sensores (como sensores de posição nos seus motores). Embora possa haver mais do que apenas estas variáveis, os especialistas irão construir um gêmeo digital para si, e usar quaisquer dados de desempenho que tenham para validar a precisão do modelo. A partir daí, também vão replicar o problema (como uma vibração), que finalmente lhes proporciona uma representação virtual do problema que está sendo detectado. 
  3. Conhecer as possíveis soluções. Este passo é onde o valor começa a tornar-se realmente aparente. Ao ter um modelo baseado em simulação da sua máquina, os especialistas estão agora livres para executar todo o tipo de testes para encontrar uma solução. As simulações podem ser executadas em segundos, o que significa que as soluções podem ser encontradas numa fração do tempo que as soluções baseadas em hardware levariam. Por exemplo, os especialistas podem executar uma rotina de otimização na simulação, essencialmente executando centenas (ou mais) simulações que pedalam através de diferentes parâmetros (velocidade, perfis de movimento, entradas motoras, etc). Com este tipo de informação, pode aprender que simplesmente precisa de abrandar a sua máquina em pontos-chave num ciclo de serviço, mas que pode acelerá-la drasticamente em outros. Os especialistas também trabalharão consigo para utilizar este modelo como um mecanismo de feedback direto para o seu código de controlo que cria nas suas ferramentas de automação. Apresentará uma visão de alta qualidade sobre como afinar ganhos do controlador e outras estratégias de feedback, e verá tudo com visualização 3D ao vivo da sua máquina em ação. 
  4. Implementando a solução. Uma vez acordada uma solução (como uma série de otimizações ao seu código de controlo), o passo final é colocar este novo código na máquina. Em muitos casos, esta será a única altura em que precisará de estar no local e em frente à máquina física. Para garantir que as coisas correm ainda mais bem, os ossos profissionais de comissionamento virtual podem muitas vezes juntar-se a si no local, garantindo que quaisquer ajustes e ajustes finais podem ser feitos em apenas uma visita. Pode esperar que este processo seja realizado em  apenas alguns dias (compare-o com o tempo de inatividade necessário para trocar componentes). 
  5. Acabou-se! Se tudo correr bem, estará agora na posse de uma máquina altamente otimizada que já não funciona mal e resolvido inteiramente através de uma visão de alta fidelidade sobre a dinâmica da sua máquina. 

Apesar de ainda ser novo em comissionamento virtual, ficará com alguns benefícios duradouros de trabalhar com consultores especializados num projeto. O gêmeo digital que foi criado para  pode provar o seu valor muito depois de um único problema ter sido resolvido. Com ferramentas simplificadas para visualização e exploração de modelos (como MapleSim Insight), pode facilmente trabalhar com o seu gêmeo digital, mesmo que não tenha qualquer experiência com a construção do modelo. Com a capacidade de modificar parâmetros, executar simulações e ver o seu CAD em visualizações 3D, pode testar novas configurações, tais como novas velocidades, tamanhos de carga útil ou mais. 

FAÇA CONTATO